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Prémios Almofariz 2011
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Veja a cerimónia de entrega dos Prémios Almofariz 2011

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Nomeações Prémios Almofariz 2011: O voto é seu! Imprimir e-mail
18-Apr-2011

ImageApresentamos-lhe as categorias de eleição por voto directo das farmácias. Conheça-os melhor e decida-se. Os vencedores são por si ditados.

Saiba quais as reacções e alegações dos profissionais que trabalham cada um dos produtos ou laboratórios nomeados. Acreditamos que é um contributo útil para o ajudar na sua análise. Contamos com os seus votos até ao dia 29 de Abril e, pouco depois, a 19 de Maio, durante a 17ª cerimónia de entrega dos Prémios Almofariz, desvendaremos os vencedores.

Almofariz Produto do Ano
Nomeados: Bioactivo Slim Duo, Centrum Cardio, Full Fast e Glucoless Ever-Fit
ImageJoana Bandeira, coordenadora de marketing da Pharmanord, empresa do BioActivo Slim Duo, confessa que esta nomeação foi «uma óptima surpresa» e sublinha a satisfação que sentiram por este reconhecimento por parte dos farmacêuticos. «O facto de estarmos nomeados é já por si uma vitória», diz, acrescentando que «sem dúvida que o produto tem tido boa receptividade junto dos farmacêuticos e consumidores porque é de grande qualidade».
ImageTeresa Rosalino, marketing manager Iberia da Pfizer Consumer Healthcare (PCH), enfatiza que o Almofariz «é o prémio de referência do sector farmacêutico», pelo que «foi com grande orgulho que a PCH recebeu esta nomeação, que reflecte o reconhecimento da qualidade do Centrum Cardio e o trabalho de excelência desenvolvido pela nossa equipa». Assinalando que «a marca Centrum é líder mundial em multivitamínicos» e que «se orgulha de inovar e analisar constantemente as necessidades nutricionais dos nossos dias, pelo que tem um produto adequado às várias etapas da vida», a responsável lembra que este produto tem recebido diversas distinções em Portugal, «entre as quais ser Marca de Confiança há 11 anos consecutivos». Refere ainda que o lançamento de Centrum Cardio, com «esteróis vegetais, que ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol», veio reforçar o portfólio da marca.
ImageRicardo Bento, director de marketing da Chefaro, diz que a empresa reagiu com enorme satisfação a esta nomeação do Full Fast, uma vez que «é o reconhecimento, por parte dos profissionais de Farmácia, de um lançamento que obteve um elevado impacto e que gerou um importante tráfego de utentes». A Chefaro, afirma, tem como missão «a constante inovação no mercado farmacêutico da automedicação», pois assim «se consegue levar mais consumidores às farmácias em detrimento de outros canais de distribuição».
Bento considera que «a Chefaro conseguiu reinventar» o mercado de emagrecimento com Full Fast, «o primeiro spray sub-lingual de emagrecimento, surpreendendo tudo e todos», e sublinha que «o sucesso foi de tal ordem, que originou diversas cópias no mercado».
ImagePor fim, Mariana Andrade, gestora de produto do Glucoless Ever-Fit, da Prisfar, releva que foi «com grande satisfação» que a empresa reagiu a esta nomeação, a qual consideram ser «um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho, e dá-nos a certeza de que a Farmácia Portuguesa é atenta e selectiva, e valoriza a inovação».
A gestora recorda que «quando introduzimos no mercado farmacêutico português o Glucoless Ever-Fit, em Outubro de 2010, estávamos a lançar um produto inovador, um (o primeiro ao momento) dispositivo médico certificado para a redução da absorção dos açúcares resultantes da digestão dos hidratos de carbono (…). Insere-se na categoria dos produtos para emagrecimento, mas com alegações baseadas em estudos clínicos que corroboram a sua eficácia, o que permite a sua classificação com DM».
A gestora de produto explica que para além da «eficácia, temos também a segurança de um produto de origem vegetal, que actua a nível periférico. Este binómio eficácia/segurança é de extrema importância para o aconselhamento na Farmácia. E o Glucoless responde a todos estes pré-requisitos». Mariana Andrade acha que esta nomeação «é merecida»: «com este produto, trouxemos, uma vez mais, (…) inovação, qualidade e segurança mas, sobretudo, um produto que se insere numa categoria onde existem inúmeros outros produtos, sendo que este se distingue por três principais razões: a indicação – DM para bloquear a absorção dos açúcares resultantes dos hidratos de carbono dos alimentos; por ser um DM, o que lhe confere a possibilidade ter alegações mais claras, uma vez que existem estudos subjacentes quer à composição, quer à posologia recomendada; e ainda porque, como efeito “secundário”, o Glucoless Ever-Fit ajuda a gerir os níveis de açúcar no sangue».

Nomeados Produto do Ano

MARCA - BioActivo Slim Duo.
INDICAÇÕES - Estudos clínicos sugerem que pode ser utilizado para aumentar o dispêndio energético e queima de gordura durante o dia e durante o sono; reduzir a utilização de proteínas (massa muscular) como fonte de energia, durante o sono, permitindo maior eficácia no processo de emagrecimento; menor acumulação de gordura nos adipócitos; aumentar a libertação de gordura nas reservas do organismo; atingir melhores resultados com o exercício físico.
COMPOSIÇÃO - Cada cápsula contém 600mg ácido linoleico conjugado (CLA) (750 mg de óleo rico em CLA, 80%); cada comprimido contém 375mg extracto de chá verde (dos quais 112,5 mg são polifenóis), 150mg de L-carnitina.
POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Dois comprimidos ao almoço e quatro cápsulas ao jantar. Tanto as cápsulas como os comprimidos devem ser deglutidos inteiros e não mastigados, e tomados à refeição, com um copo de água.
APRESENTAÇÃO: Embalagens de 60 cápsulas e 30 comprimidos.
COMERCIALIZAÇÃO: Pharmanord.

MARCA: Centrum Cardio.
INDICAÇÕES: Para adultos que desejam manter saudáveis os níveis de colesterol no sangue.
COMPOSIÇÃO: Vitamina A (25% como beta-caroteno) 800µg, vitamina D 5µg, vitamina E 15mg, vitamina K 30µg, vitamina C 120mg, vitamina B1 1,4 mg, vitamina B2 1,75mg, vitamina B6 4mg, vitamina B12 3µg, ácido fólico 400µg, biotina 62,5µg, niacina 20mg, ácido pantoténico 7,5mg, cálcio 162mg, fósforo 125mg, magnésio 100mg, ferro 5mg, iodo 100µg, cobre 1000µg, manganésio 2mg, crómio 40µg, selénio 30µg, zinco 5mg, esteróis vegetais 1000mg.
POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Dois comprimidos uma vez ao dia, ao pequeno-almoço ou almoço, com o auxílio de um copo de água.
APRESENTAÇÃO: 60 comprimidos.
COMERCIALIZAÇÃO: Pfizer Consumer Healthcare.

MARCA: Fullfast.
INDICAÇÕES: Suplemento alimentar indicado para reduzir a sensação excessiva de fome.
COMPOSIÇÃO: Griffonia simplicifolia, guaraná, Centella asiatica, dente-de-leão, alcachofra e Klamath algae.
MODO DE UTILIZAÇÃO: Vaporizar três vezes por baixo da língua, em cinco momentos ao longo do dia.
APRESENTAÇÃO: Spray 50ml.
COMERCIALIZAÇÃO: Chefaro Portuguesa.

MARCA: Glucoless Ever-Fit.
INDICAÇÕES: Dispositivo médico certificado que ajuda a gerir os níveis de açúcar no sangue. Produto natural que reduz até dois terços a digestão e a absorção dos hidratos de carbono dos alimentos.
COMPOSIÇÃO: PhaseLite – Complexo glucoproteíco patenteado de fibra vegetal.
MODO DE UTILIZAÇÃO: Para manutenção de peso – Tomar um a dois comprimidos 15 a 20 minutos antes de cada uma das principais refeições (a toma de dois comprimidos está indicada no caso de uma refeição muito rica em hidratos de carbono). Para redução de peso – tomar dois a três comprimidos antes de cada uma das principais refeições (a toma de três comprimidos está indicada no caso de uma refeição muito rica em hidratos de carbono).
APRESENTAÇÃO: Embalagens de 60 comprimidos.
COMERCIALIZAÇÃO: Prisfar, Produtos Farmacêuticos, SA.

Almofariz Laboratório do Ano
Nomeados: Boehringer Ingelheim (BI), GlaxoSmithKline (GSK), Mepha, Novartis e Pfizer
ImageInês Correia, head marketing & sales, da BI CHC, afirma que «é sempre com bastante satisfação que recebemos estas nomeações», pois «significam que o nosso trabalho é reconhecido, diferenciando-nos da restante concorrência».
Por outro lado, «ser nomeado demonstra que a Farmácia considera a BI um parceiro, seja pelo nosso portfólio de marcas, seja pelas muitas acções de proximidade que aí desenvolvemos». A responsável assinala que «mudámos profundamente a nossa forma de trabalhar com as farmácias, para corresponder melhor às suas necessidades num meio envolvente agitado. Apesar da difícil conjuntura económica que o país atravessa, a BI sempre manteve a sua pró-actividade no apoio e investimento na Farmácia, trazendo-lhe benefícios, bem como à BI e às suas marcas», conclui.
ImageCláudia Carvalho Martins, OTC marketing director Iberia da GSK, declara que «foi com grande satisfação que recebemos a notícia da nomeação».
A GSK CHC «tem, desde sempre, apoiado o farmacêutico e a Farmácia, através de acções de formação e informação», tendo em conta que «consideramos que este trabalho de parceria com os nossos clientes é uma mais-valia para o trabalho de todos».
ImageLuísa Nogueira, product manager da Mepha, assinala que «tendo em conta o período conturbado que o mercado farmacêutico está a viver neste momento, a equipa da Mepha reagiu à nomeação com grande entusiasmo», sendo que esta constitui «um forte incentivo e factor de motivação extra, pois representa o reconhecimento do trabalho, esforço e dedicação (…) junto da classe farmacêutica».
A responsável recorda que «em 2010 referimos a postura séria com que a Mepha está no mercado farmacêutico, com objectivos claros de onde estamos hoje e para onde queremos ir, construindo parcerias sólidas junto da classe farmacêutica, o que foi, sem dúvida, um ponto forte para a sua nomeação por parte dos farmacêuticos para a categoria de Laboratório do Ano». Outro aspecto é, nota, «todo o empenho e profissionalismo da equipa Mepha junto da classe farmacêutica, e claro, toda a confiança e qualidade do seu portfólio de produtos».
ImageCarlos Matos, director da unidade de negócio OTC da Novartis, diz que «foi com enorme satisfação que a Novartis recebeu esta notícia, que é, sem dúvida, um motivo de orgulho para todos os seus colaboradores», e sublinha que «o reconhecimento do mercado é um sinal claro que a estratégia adoptada pela Novartis CH é a correcta». O responsável regista que «na base da criação de novos produtos e processos temos sempre a inovação, que é o resultado da competência profissional e de um desempenho de excelência por parte de um grupo de colaboradores bem preparado e motivado. Só assim será possível manter o reconhecimento e a confiança dos nossos parceiros», e denota que «a estratégia que a Novartis CH tem seguido tem como pilar central o conhecimento profundo do mercado, dos seus parceiros e a constante procura da satisfação das suas necessidades. Carlos Matos assegura que «tentamos estar sempre um passo à frente relativamente às mudanças, cada vez mais constantes, do nosso mercado», reforçando que «melhor do que qualquer outra, a nossa equipa está motivada para responder a essas mudanças e para fazer crescer o negócio da Farmácia».
ImageCatarina Marcelino, directora de access & comunicação da Pfizer, revela que «foi com grande orgulho que recebemos a notícia da primeira nomeação da Pfizer na categoria de Laboratório do Ano» e destaca que «para além da motivação que resulta do reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido pela nossa equipa, esta nomeação traz uma responsabilidade e desafios acrescidos no sentido de corresponder e superar as expectativas».
A responsável assevera igualmente que «esta nomeação vem reconhecer aquele que tem sido um forte compromisso da Pfizer no sentido de uma maior aproximação e envolvimento com um parceiro fundamental no actual sistema de Saúde. As farmácias, e o farmacêutico, são fundamentais na garantia de cuidados de saúde de qualidade e de proximidade».

Nomeados Laboratório do Ano

NOME: Boehringer Ingelheim.
ORIGEM: Ingelheim, Alemanha.
ÁREAS TERAPÊUTICAS: I&D em doenças cardio-metabólicas, infecciosas, neurológicas e respiratórias, Imunologia e Oncologia. Principais marcas no CHC - Antistax, Bisolvon, Buscopan, Dulcolax, Mucosolvan, Pharmaton.
COLABORADORES: 180 em Portugal, 41.500 em todo o mundo.

NOME: GlaxoSmithKline Consumer Healthcare – Produtos para a Saúde e Higiene, Lda.
ORIGEM: Reino Unido.
ÁREAS TERAPÊUTICAS: Analgésicos (Panadol, Melhoral), anti-virais tópicos (Zovirax), produtos para emagrecimento (alli), anti-gripais (Antigrippine), produtos dermatológicos (Lactacyd), produtos para a higiene oral (Sensodyne, Corega, Aquafresh).
COLABORADORES: 56 em Portugal.

NOME: Mepha.
ORIGEM: Basileia, Suíça.
ÁREAS TERAPÊUTICAS: Aparelho cardiovascular, aparelho locomotor, sistema nervoso central, aparelho gastrointestinal, aparelho músculo-esquelético, aparelho genitourinário, Infecciologia.
COLABORADORES: 69 em Portugal.

NOME: Novartis.
ORIGEM: Basileia, Suíça.
ÁREAS TERAPÊUTICAS: Cardiovascular & metabolismo, respiratória, neurociências (Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla), doenças infecciosas, transplantes, oftalmologia, oncologia, saúde óssea.
COLABORADORES: 380 Farma; 12 Ciba Vision; 55 Sandoz; 46 OTC; 6 Animal Health (em Portugal)

NOME: Laboratórios Pfizer, Lda.
ORIGEM: EUA.
ÁREAS TERAPÊUTICAS: Cardiovascular, dor e inflamação, sistema nervoso central, doenças genito-urinárias, doenças respiratórias, saúde da mulher, oncologia, vacinas, doenças infecciosas, oftalmologia, hipertensão pulmonar, consumer healthcare, saúde animal.
COLABORADORES: 341 em Portugal.

Almofariz Produto de Dermocosmética do Ano
Nomeados: Helix Active, gama Kirege e Lierac Initiatic
ImageCésar Calderón, responsável de marketing da Global Santé, revela que esta nomeação foi «mais uma prova de confiança por parte dos farmacêuticos e do seu reconhecimento, quer do profissionalismo dos nossos colaboradores, que diariamente com eles trabalham em parceria, quer das gamas de produtos que seleccionamos para introduzir em Portugal, por considerarmos que têm mais-valias para a Farmácia e para os consumidores».
«É a primeira vez que um produto nosso é nomeado para os Prémios Almofariz», nota. Falando do Helix Active Creme de Rosto, afirma que «os benefícios do produto para os consumidores falam por si e foram comprovados em estudos clínicos – eficácia anti-rugas, anti-manchas, reparador celular, nutrindo e hidratando -, aliados a uma textura em creme e a uma tolerância excelente, sem conservantes parabenos», defende, focando ainda o «ingrediente riquíssimo em substâncias essenciais para a pele – o extracto de caracol em concentração elevada –, de origem natural e muito fácil de entender. Fomos a primeira empresa a promovê-lo na Farmácia e o sucesso apareceu ao fim de muito trabalho – líder entre os produtos à base de extracto de caracol, e um dos produtos anti-rugas mais vendidos na Farmácia». O responsável destaca ainda o preço, que considera «correcto».
ImageMariana Andrade, gestora de produto da gama Kirege, da Prisfar, conta que a empresa reagiu naturalmente muito bem a mais uma nomeação. O Kirege Gel Regenerador Celular foi lançado em 2008, «altura em que alguns ainda eram surpreendidos com a apresentação de um gel concentrado, à base de extracto purificado de baba de caracol (…). Poucos meses depois percebeu-se que a utilização do produto fidelizava o consumidor, porque, de facto, os resultados em termos de regeneração, uniformização do grão da pele e hidratação eram fantásticos». Foi por esta razão, esclarece, «que em 2010 lançámos a linha Kirege com quatro novas referências: Creme de Dia, Creme de Noite, Creme Contorno dos Olhos e Gel de Limpeza Facial, todos eles com uma composição baseada na baba de caracol, hoje em dia já amplamente reconhecida pelo público em geral como uma das mais potentes fontes naturais na estimulação do processo regenerativo da pele.».
«Se o Gel Regenerador Celular surpreendeu e foi crescendo e crescendo, então não negligenciámos a procura e ampliámos a oferta», conclui Mariana Andrade. 
ImageRenata Ribeiro, relações públicas do AlesGroupe Portugal, testemunha que a nomeação do Lierac Initiatic «foi recebida com grande orgulho, principalmente por sabermos que estes prémios são votados pelos nossos clientes!».
«O nosso compromisso é para com os consumidores, e por eles desenvolvemos: cuidados que aliam ciência ao serviço da beleza; uma resposta específica de cada produto a cada necessidade; componentes activos inovadores provenientes da biotecnologia e das plantas; e ainda uma eficácia máxima demonstrada por testes clínicos e cuidados de prazer (texturas polissensoriais, fragrâncias subtis, embalagens sedutoras)», sustenta a responsável, acrescentando que os Laboratórios Lierac procuram compreender e desvendar o funcionamento da peleAfirma ainda que «para lutar contra as primeiras rugas, os Laboratórios Lierac elaboraram a linha Initiatic», esclarecendo que «a sua performance reside na aliança perfeita entre a ciência (um péptido composto por 5 aminoácidos) e a potência vegetal (um extracto de goji, fruta ultra energética com propriedades antioxidantes surpreendentes). Verdadeiro concentrado de energia e de protecção, este complexo relança e promove a actividade das mitocôndrias para uma pele visivelmente mais tonificada. Os sinais da idade são esbatidos, a formação das primeiras rugas é adiada, a pele é alisada e hidratada, a tez fica mais luminosa», finaliza.

Nomeados Produto de Dermocosmética do Ano

MARCA: Helix Active.
INDICAÇÃO: Creme rosto anti-rugas e reparador celular.
INGREDIENTES: Extracto proteíco de caracol (Helix aspersa), alantoina, colagéneo, elastina, ácido glicólico, vitaminas, aloé vera (Aloé barbadensis).
CARACTERÍSTICAS: Reparador celular e anti-rugas em creme para o cuidado diário, com factor de protecção solar 12, que combina o extracto de caracol (10% concentração) e aloé vera, numa fórmula rica em princípios activos e vitaminas que ajudam a travar os efeitos do envelhecimento, proporcionando uma pele mais elástica, suave e resplandecente. O seu poder regenerador dá firmeza aos tecidos a nível celular, diminuindo as rugas e as linhas de expressão. Eficaz no cuidado de cicatrizes, estrias, queimaduras, manchas da pele e marcas de acne. Muito bem tolerado e não contém conservantes parabenos.
MODO DE EMPREGO: Aplicar de manhã e à noite sobre o rosto e o pescoço previamente desmaquilhados.
APRESENTAÇÃO: Creme 50gr.
COMERCIALIZAÇÃO: Global Santé.

MARCA: Kirege (Gama).
INDICAÇÃO: Diminui as rugas. Atenua as manchas, cicatrizes ou marcas.
CARACTERÍSTICAS: Todos os produtos da gama Kirege (Gel Regenerador Celular, Creme de Dia, Creme de Noite, Gel de Limpeza Facial, Creme Contorno dos Olhos) contêm uma elevada concentração de proteínas regeneradoras e reparadoras, derivadas do fluido reconstrutivo do caracol de jardim, Helix aspersa, vulgarmente chamado baba de caracol. A sua fórmula enriquecida em ingredientes com propriedades regeneradoras e reparadoras da pele apresenta uma tripla acção: regeneradora, anti-envelhecimento e nutritiva.
MODO DE APLICAÇÃO: Gel Regenerador Celular - aplicar (2 vezes por dia) sobre a pele limpa e seca, massajando ligeiramente até completa absorção. Creme de Dia - aplicar diariamente de manhã, sobre pele limpa do rosto e pescoço, ou, nas peles mais maduras, foto-envelhecidas ou a necessitar de cuidados regeneradores e reparadores extra (peles com marcas, cicatrizes ou manchas), após a aplicação prévia de Kirege Baba de Caracol Gel Regenerador Celular. Creme de Noite - aplicar diariamente à noite, sobre pele limpa do rosto e pescoço, ou, nas peles mais maduras, foto-envelhecidas ou a necessitar de cuidados regeneradores e reparadores extra (peles com marcas, cicatrizes ou manchas), após a aplicação prévia de Kirege Baba de Caracol Gel Regenerador Celular. Gel de Limpeza Facial - utilizar 2 vezes por dia, de manhã e à noite, para limpar e purificar a pele, suavemente. Creme Contorno dos Olhos - aplicar diariamente, de manhã e à noite, no contorno dos olhos, antes do creme de dia ou noite.
APRESENTAÇÃO: Gel Regenerador Celular – boião 30ml; Creme de Dia e Creme de Noite – boião 50ml; Gel de Limpeza Facial – Tubo 100ml; Creme Contorno dos Olhos – Tubo 15ml.
COMERCIALIZAÇÃO: Prisfar, Produtos Farmacêuticos, SA.

MARCA: Lierac Initiatic.
CARACTERÍSTICAS: Restabelecer metabolismo celular óptimo e corrigir as primeiras rugas.
COMPOSIÇÃO: Complexo péptido high-tec (pentapéptido, combinação de cinco aminoácidos) mais extracto de Goji e duo vegetal hidratante (polissacarídeos de origem vegetal 2% mais glicerina vegetal 3%).
MODO DE UTILIZAÇÃO: Aplicar de manhã e/ou à noite Initiatic creme e fluido primeiras rugas na pele perfeitamente limpa.
APRESENTAÇÃO: Frasco doseador 40ml (Fluido) e Boião 40ml (Creme).
COMERCIALIZAÇÃO: AlesGroupe Portugal.

Almofariz MNSRM do Ano
Nomeados: Gaviscon, Strepfen e Pantoloc Control

ImageMário Sousa, head of Healthcare da Reckitt Benckiser, confirma que a empresa ficou muito satisfeita com as duas nomeações. «O esforço que fazemos em colaborar, inovar e incentivar os nossos clientes a aceitarem as nossas propostas tem sido amplamente retribuído pela confiança que desde sempre depositaram em nós como companhia e pelo reconhecimento da qualidade e eficácia das nossas marcas».
O responsável considera que «o Gaviscon é uma forte inovação no mercado do alívio da azia, uma fórmula nova que pretende ser a alternativa ao que já existe no mercado português». E «eficácia, rapidez e segurança são benefícios que o Gaviscon tem para oferecer aos consumidores».
ImageNo que respeita ao Strepfen, Mário Sousa aponta que «a Reckitt Benckiser Healthcare é líder mundial na resolução da patologia da dor de garganta, procurando apresentar as melhores soluções terapêuticas, com uma acção eficaz e duradoura».
Strepfen surge assim «como um medicamento que actua no alívio da forte dor de garganta com inflamação, sendo extremamente eficaz e com uma acção rápida (alívio logo após 15 minutos), continuando a actuar mesmo depois da pastilha acabar», afirma. «Sabemos que até 80% das dores de garganta nos adultos não requerem antibióticos, uma vez que a maioria é provocada por vírus da gripe e constipação. Strepfen comprova a sua eficácia no alívio da dor de garganta independentemente da causa (origem viral ou bacteriana), ao mesmo tempo que tem um sabor agradável, já muito apreciado pelos nossos consumidores».
Perante os resultados obtidos com as duas marcas, a Reckitt Benckiser Healthcare está confiante que ambas são dignas representantes dos Prémios Almofariz.
ImageJoana Andrade, product manager do Pantoloc Control, destaca o orgulho com que a Novartis CH reagiu a esta nomeação, «sobretudo num produto tão inovador, que veio satisfazer uma necessidade há muito procurada pelos consumidores de azia frequente».
De acordo com a mesma, «Pantoloc é único pantoprazol OTC no mercado português, e por essa razão veio preencher uma lacuna neste segmento e melhorar a qualidade de vida dos sofredores de azia frequente, através da toma de um único comprimido por dia para um alívio até 24 horas com um menor número de interacções medicamentosas versus a concorrência», lembrando, por fim, que este fármaco é comercializado desde Abril de 2010 sob a forma de comprimidos gastrorresistentes em embalagens de 7 e 14, respectivamente 5213426 e 5213434.

Nomeados MNSRM do Ano

MARCA: Gaviscon.
Gaviscon, comprimido para mastigar e suspensão oral com odor e aroma de menta.
COMPOSIÇÃO: Cada comprimido/5ml de suspensão contém 250mg de alginato de sódio, 133,5mg de bicarbonato de sódio e 80mg de carbonato de cálcio.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Tratamento dos sintomas de refluxo gastro-esofágico, como regurgitação ácida, pirose e indigestão (relacionada com o refluxo), que podem ocorrer por ex. após as refeições ou durante a gravidez, ou, para os comprimidos, em doentes com sintomas relacionados com esofagite.
POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Via oral. O comprimido deve ser completamente mastigado. Adultos e crianças com mais de 12 anos: 2 a 4 comprimidos ou 10-20ml de suspensão após as refeições e ao deitar (até 4 vezes por dia). Crianças com menos de 12 anos: Só sob aconselhamento médico. Idosos: Não é necessário ajuste posológico.
CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer um dos excipientes, incluindo os ésteres de hidroxibenzoatos (parabenos) da suspensão oral.
EFEITOS INDESEJÁVEIS: Muito raramente (≤1/10.000): manifestações alérgicas, como urticária ou broncospasmo, reacções anafilácticas ou reacções anafilactóides.
Data de revisão do texto: 03/2010.
MEDICAMENTOS NÃO SUJEITOS A RECEITA MÉDICA. Para mais informações deverá contactar o titular de autorização de introdução no mercado: RECKITT BENCKISER, LDA – Rua D. Cristóvão da Gama, 1 - 1.º C/D , 1400-113 Lisboa.

MARCA: Pantoloc Control.
Comprimidos gastrorresistentes, 20 mg: pantoprazol.
INDICAÇÕES: Tratamento a curto prazo dos sintomas de refluxo (por exemplo, azia, regurgitação ácida) nos adultos.
POSOLOGIA: A dose recomendada é de 20mg de pantoprazol (um comprimido) por dia. O tratamento não deve exceder 4 semanas sem consultar um médico.
CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade à substância activa, à soja ou a qualquer um dos excipientes. Co-administração com atazanavir. Pantoloc Control pode reduzir a absorção de substâncias activas cuja biodisponibilidade depende do pH gástrico (por exemplo, cetoconazol).
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE UTILIZAÇÃO: Os doentes devem ser instruídos a consultarem um médico se: sofrerem de perda de peso involuntária, anemia, hemorragias gastrointestinais, disfagia, vómitos persistentes ou vómitos com sangue; tiverem tido úlcera gástrica prévia ou se tiverem sido submetidos a uma cirurgia gastrointestinal prévia; estiverem submetidos a tratamento sintomático continuado da indigestão ou azia durante 4 semanas ou mais; tiverem icterícia, insuficiência hepática ou doença hepática; tiverem qualquer outra doença grave que afecte o bem-estar geral; tiverem mais de 55 anos de idade, com sintomas novos ou recentemente alterados. Os doentes não devem tomar de forma concomitante outro inibidor da bomba de protões ou antagonista H2.
EFEITOS INDESEJÁVEIS: Efeitos indesejáveis pouco frequentes (≥1/1.000 a <1/100): dor de cabeça; tonturas; diarreia; náuseas/vómitos; distensão e edema abdominal; obstipação; secura da boca; dor e desconforto abdominal; erupção/exantema/erupção cutânea; prurido; astenia, fadiga e mal-estar; aumento dos enzimas hepáticos (transaminases, γ-GT); perturbações do sono.
Baseado no RCM de Junho de 2009. Medicamento não sujeito a receita médica. Para mais informações deverá contactar o titular da autorização no mercado: Novartis Consumer Health.

MARCA: Strepfen.
STREPFEN 8,75mg pastilhas, flurbiprofeno.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Alívio sintomático a curto prazo da dor de garganta.
POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Via oral. Tratamentos de curta duração (até 3 dias). Maiores de 12 anos: 1 pastilha cada 3-6 horas, num máximo de 5 por dia. Menores de 12 anos: Não indicado. Idosos: Se for necessária terapêutica com um AINE, administrar a menor dose eficaz no menor período de tempo. IR e IH ligeiras a moderadas: não é necessária redução da dose.
CONTRA-INDICAÇÕES: Hipersensibilidade ao flurbiprofeno ou a qualquer dos excipientes; hipersensibilidade em resposta ao AAS ou outros AINEs; úlcera/hemorragia péptica activa recorrente ou antecedentes e ulceração intestinal; antecedentes de hemorragia ou perfuração GI, colite grave, perturbações hemorrágicas ou hematopoiéticas relacionadas com terapêuticas anteriores com AINE; utilização concomitante de AINE, incluindo inibidores específicos da ciclooxigenase 2; último trimestre da gravidez; IC, IR ou IH graves.
EFEITOS INDESEJÁVEIS: Com flurbiprofeno em doses não sujeitas a receita médica para tratamentos de curta duração: Sangue e sistema linfático: anemia rara; distúrbios hematopoiéticos (anemia hemolítica, anemia aplásica, neutropenia, trombocitopenia, agranulocitose) muito raros. Sistema Nervoso: cefaleia e tonturas pouco frequentes; insónia rara. Aparelho Respiratório: dispneia, exacerbação da asma e broncospasmo raros. Doenças GI: desconforto oral muito frequente; distúrbios GI frequentes; dispepsia, flatulência e vómitos pouco frequentes; perfuração e ulceração raros. Doenças renais e urinárias: nefrite intersticial, síndrome nefrítico e IR raros. Tecidos cutâneos e subcutâneos: erupções cutâneas diversas pouco frequentes; reacções cutâneas graves, como síndrome de Stevens-Johnson e de Lyell, muito raras. Perturbações gerais: febre rara. Sistema imunitário: aumento do tempo de hemorragia raro; Choque anafiláctico muito raro. Afecções hepatobiliares: Hepatite e icterícia colestática muito raras. Perturbações psiquiátricas: Sonolência rara. Com doses superiores de flurbiprofeno em comprimidos: Cardiopatias: edema, HTA e IC muito raras. Sangue e sistema linfático: reacções hematológicas raras; trombocitopénia, neutropenia, agranulocitose, anemia aplásica e anemia hemolítica muito raras. Aparelho respiratório: broncospasmo e dispneia raros. Doenças GI: hemorragia, ulceração e perfuração GI e estomatite ulcerativa raras. Doenças renais e urinárias: disfunção renal rara. Tecidos cutâneos e subcutâneos: reacções cutâneas (como síndrome de Stevens-Johnson e de Lyell) muito raras. Perturbações gerais: febre rara. Sistema imunitário: Choque anafilático muito raro. Afecções hepatobiliares: problemas hepáticos (incluindo hepatite e icterícia colestática) muito raros. Medicamento não sujeito a receita médica. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Tome especial precaução se tiver antecedentes ou existência de úlcera péptica e intestinal, hemorragia gastrointestinal, colite grave, hipersensibilidade ao medicamento, insuficiência cardíaca grave; perturbações hemorrágicas ou hematopoiéticas, broncoespasmo, rinite ou urticária relacionados com a terapêutica. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou o farmacêutico.
Data da revisão do texto: 08/2010
MEDICAMENTOS NÃO SUJEITOS A RECEITA MÉDICA. Para mais informações deverá contactar o titular de autorização de introdução no mercado: RECKITT BENCKISER, LDA – Rua D. Cristóvão da Gama, 1 - 1.º C/D , 1400-113 Lisboa.

Os Prémios Almofariz são uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃo, com o apoio da Cegedim Portugal e dos Hotéis Vila Galé.

 

Actualizado em ( 28-Apr-2011 )
 
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